Japão desenvolve medicamento que faz nascer dentes novamente em humanos
Apesar de parecer uma ideia de filme de ficção científica, a tecnologia avançada está sendo capaz de comprovar teorias e colocá-las em prática, como no caso da criação de dentes, permitindo que eles cresçam novamente. De acordo com cientistas japoneses que estão desenvolvendo essa prática odontológica, a partir de setembro deste ano será testado pela primeira vez em humanos um medicamento que ajuda a regenerar dentes. Até o momento, os testes deram positivo em ratos e furões, que tiveram os dentes renegados sem efeitos colaterais notáveis. Se os testes em humanos derem certo, a previsão é que o medicamento esteja disponível comercialmente já em 2030.
Serão 30 voluntários para efetuar esse teste, com idades entre 30 e 64 anos, com a exigência de que tenham perdido pelo menos um molar, para evitar problemas caso o medicamento estimule o crescimento de um novo dente. Na segunda etapa do estudo, a substância será administrada a pacientes diagnosticados com agenesia dentária, que é uma condição que faz os dentes não se desenvolverem e estão ausentes desde o nascimento. Isso pode acontecer em qualquer dente da boca, mas é mais comum nos dentes permanentes, especialmente molares.
Saiba mais detalhes do medicamento que pode fazer os dentes crescerem
O medicamento foi desenvolvido através da regeneração dentária que funciona desativando o gene USAG-1, que normalmente inibe o crescimento dos dentes. Os testes positivos mostraram que houve um bloqueio desse gene em maior atividade da proteína morfogênica óssea (BMP), uma molécula que atua na determinação do número de dentes que devem crescer.
Apesar desse avanço, os pesquisadores estão cautelosos com a necessidade do uso dessa medicação: “Esperamos que o medicamento seja uma terceira opção que se destaque dos tratamentos existentes, como dentaduras e implantes”, explicou Katsu Takahashi, chefe do departamento de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano e líder da equipe de pesquisa.
Fonte: Diário do Comércio