Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para chuvas intensas em Caruaru e 107 cidades de Pernambuco
Inmet emite alerta para chuvas: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (24) um alerta de “perigo potencial” para chuvas que deverão atingir Caruaru e principalmente outros 107 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Mata Sul de Pernambuco. O aviso então reforça a necessidade de atenção da população diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.
Perigo em potencial
Segundo o Inmet, a previsão é de precipitações com volumes que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, chegando a até 50 milímetros por dia em algumas áreas. Os ventos também serão intensos, com rajadas que podem alcançar velocidades de até 60 km/h. Esse cenário sobretudo aumenta o risco de transtornos, como alagamentos, quedas de galhos de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica.
O instituto também alerta para o baixo risco de descargas elétricas e deslizamentos de terra em regiões de maior vulnerabilidade. Por isso, é essencial que a população adote medidas preventivas para minimizar possíveis impactos.
As autoridades recomendam que os moradores das áreas afetadas fiquem atentos às atualizações meteorológicas. Essas atualizações virão por transmitidas por canais oficiais, como rádios, televisões, sites de notícias e aplicativos especializados. Medidas simples mas eficientes, como evitar transitar por áreas alagadas, reforçar estruturas vulneráveis nas residências. Além disso manter documentos e itens essenciais em locais seguros, podem fazer a diferença.
Outro ponto importante é o cuidado com a segurança durante tempestades. Evitar o uso de equipamentos eletrônicos ligados à tomada. Outro ponto importante é não se abrigar debaixo de árvores e afastar-se de áreas abertas são atitudes que podem prevenir acidentes graves.
Em situações de emergência, como deslizamentos, alagamentos severos ou queda de árvores, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, que está disponível 24 horas por dia. O órgão reforça que a colaboração da população é fundamental para garantir a segurança coletiva e minimizar os impactos das chuvas.
Com o alerta vigente, é essencial que todos sigam as recomendações e mantenham a cautela, especialmente em locais conhecidos por histórico de alagamentos e outras ocorrências relacionadas a chuvas intensas.
Fonte: Portal Panorama PE